terça-feira, 22 de novembro de 2011

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Existem diversas abordagens teóricas que discutem o papel da educação física no âmbito escolar dentre ela esta coletivo de autores ( 2001, p.50)

A Educação física e uma prática pedagógica que no âmbito escolar, tematiza formas de atividades expressivas corporais como:jogo,dança ,ginástica ,lutas formas estas que configuram na área do conhecimento que podemos chamar de cultura corporal.

 A educação física e considerada como parte da cultura corporal do homem, ela estuda e atua sobre um conjunto de práticas ligado ao movimento com isso em sua atuação escolar deve organizar conhecimento da cultura popular com intuito de desenvolver no aluno um raciocínio critico autônomo e organizado sobre a cultura corporal do movimento a Escola brasileira, não deve se preocupar com a estrutura e funcionamento às academias e clubes, mesmo porque é outra a sua função.De acordo com BETTI(2002,p. 75)

A Educação Física enquanto componente curricular da Educação básica deve assumir então outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transforma - la,instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida. (BETTI 2002, p75)

O aluno não deve aprender apenas habilidades motoras e desenvolver capacidades físicas. Ele aprende os fundamentos técnicos e táticos, precisa também aprender a organizar-se socialmente, precisa compreender as regras como um elemento que torna o jogo possível (portanto é preciso também que aprenda a interpretar e aplicar as regras por si próprio), aprender a respeitar o adversário como um companheiro e não um inimigo, pois sem ele não há competição esportiva.

Os jogos tradicionais são encarados como conteúdo a partir da vivencia, pela ludicidade ,competição e cooperação alem de resgatar a cultura. De acordo com FRIEDMANN (2009, p.55) .
(...)os jogos tradicionais ilustram a cultura local  e que o resgate da mesma e muito importante ara o nosso patrimônio lúdico .o jogo tradicional e memória mas também e presente : se observarmos em detalhe  o jogo da criança hoje em comparação com jogos infantis do começo do século,constataremos que existe, obviamente ,grandes diferenças.a televisão e a tecnologia dos brinquedos modernos mudaram ,sem duvida a brincadeira infantil.a falte de espaço e de segurança nas ruas também modificaram algumas brincadeira.

 Para, além disso, os jogos tradicionais são de suma importância na educação e socialização da criança, visto que o jogo ajuda a criança se socializar em grupo já aceita a participação de outras crianças com os mesmos direitos. Respeita, ainda, às regras traçadas pelo grupo, como também propõe suas modificações; aprende a ganhar e a perder. 

4 comentários:

  1. Conteúdo muito bom. É importante trabalhar a questão da socialização nas aulas de Educação Física Escolar, fazendo os alunos levarem para o dia a dia o que aprenderam.

    ResponderExcluir
  2. "problemática e solução".. vc acha ideal esse título? Acredita mesmo que o problema já foi solucionado? Que tal escrever sobre o que deu certo e o que não deu certo?

    ResponderExcluir
  3. Como sempre juliana da uma animada no pessoal,
    Realmente a socialização é um tema bom de ser trabalhar, mais tem que levar mais a serio e mostra mais suas experiencias

    Boa Sorte

    ResponderExcluir
  4. realmente a sistematizaçao da socializaçao é importante.

    como tiago falo, ressalto aqui minha opiniao,tem que ser levado mais a serio a socializaçao,esse tema é primordial.abrx,parabens.

    ResponderExcluir