quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

COMO SURGIU O PROBLEMA ???

A problemática surge durante as duas primeiras aulas que eu estava mediando como estagiaria. Nessas aulas, após explicar a atividade os meninos me pediam para jogar meninos X meninas. Então perguntei a eles porque queria jogar daquela maneira, então eles me responderam que era por que achavam as meninas mais fracas. Em outras atividades, pude observar que muitos alunos acabavam machucando-se,por serem extremamente competitivos.
 
"Te falei
Que era importante competir,
Mas te mato de pancada se você não ganhar!"

Mamonas Assassinas

Foi essa a realidade com que me deparei srsrs.
Em conversas com o professor ele me disse que esta turma era extremamente competitiva, e que as vezes entravam em conflitos por não saberem perder um jogo.

Pude perceber então que deveria trabalhar de maneira a priorizar questões como respeito e integração da parte dos meninos com as meninas. Com isso houve a necessidade de profundas mudanças nos planos para se trabalhar de acordo com a realidade dos alunos, pois a princípio pensei em trabalhar apenas jogos tradicionais competitivos e construção de brinquedos, porém, notei que esses alunos estavam sendo muito competitivos e assim entravam em conflitos uns com os outros em virtude disso estou trabalhando também jogos cooperativos a fim de desenvolver atitudes de respeito e cooperação entre os mesmos. Penso que não devo excluir totalmente das minhas aulas a competição pois os alunos também  precisão saber competir de maneira a respeitar o colega.

As próximas aulas comecei trabalhar jogos cooperativos de maneira a socializar meninos e meninas como queimada cooperativa e em outras aulas ministrei também outros jogos tradicionais competitivos.

Os jogos tradicionais são de suma importância na educação e socialização da criança, visto que o jogo ajuda a criança se socializar em grupo já aceita a participação de outras crianças com os mesmos direitos. Respeita, ainda, às regras traçadas pelo grupo,como também propõe suas modificações; aprende a ganhar e a perder.

5 comentários:

  1. Interessante trabalhar o companheirismo, a ludicidade nas atividades mesmo sendo uma competição. Ensinar nossos alunos a saberem ganhar e perder. Uma ótima contribuição de para a diversificação do conteúdo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Barbaraaa trabalhar valores em estagio é bem legal!
    Mais como o proprio nome diz: São jogos tradicionais....Isso trais comsigo a importancia de tematiza-los de maneira inovadora para que não fiquem muito monotonos em sala.
    Mais acho que isso você ja faz muito bem né amiga *__*
    Parabens pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
  3. Os jogos tradicionais a grande maioria ja conhece então deve-se optar talvez por uma metodologia diversificada utilizando os mesmo. E trabalhar a cooperação entre eles juntamente com a ludicidade é importante para a formação.

    ResponderExcluir
  4. durante uma intrevista que realizei com os alunos dessa turma periodo passado, pude identificar que os mesmos tinham pouca vivencia com tais jogos por isso decidi trabalhar com jogos tradicionais,é claro que muitas atividades foram adaptdas como por exemplo a corrida da amarelinha dentre outras.mas a problematica em si so identifiquei nas duas primeiras aulas

    ResponderExcluir
  5. O que gostei mais foi de vc ter flexibilizado seus planos para atender as demandas dos alunos... percebeu a situação e tentou resolve-la. O tempo de estágio é pouco para tal, mas valeu o olhar que vc lançou e a tentativa. para isso somos PROFESSORES. BJOS

    ResponderExcluir